sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O mundo mágico da leitura.


Eu fiz uma façanha neste ano: li seis livros!
Muito pouco, é verdade, mas irei adiantar uma das minhas promessas para 2011: quero ler 11 livros!

Um dos livros que eu li neste ano  foi "As crônicas de Nárnia - Volume único" (´li os quatro primeiros, ainda estou lendo os restantes) e esse me envolveu de tal maneira que pensei com meus botões: "Uma boa leitura pode nos proporcionar momentos mágicos!"

É incrivel como o livro nos enriquece culturalmente, abre nossas mentes, nos torna pessoas com senso critíco e  nos diverte.
Por isso a importância do incentivo à leitura para as crianças, através dos livros elas podem conhecer novas emoções como medo, alegria, mistério,  desenvolve seu sentido crítico e sem duvidas serão pessoas de boa índole. Isso se aplica aos adultos também.

Infelizmente o Brasil não é um país de leitores. A estimativa é de apenas 1 livro por ano .
Muitos são os problemas que contribuem para essa triste realidade:  livros e revistas são caros; bibliotecas sem estruturas (tem pessoas que nunca foram a uma biblioteca); falta de incentivo familiar; taxa de analfabetismo é muito alta; entre outros...

Eu acretido que o Brasil seria um país muito diferente se a leitura fosse algo da nossa cultura. Infelizmente não é. Aqui se dá mais valor ao funk do que os livros...infelizmente!!!

Espero poder compartilhar desse hábito saudável com meus filhos. E sempre embarcarei nas aventuras e magia que um bom livro sabe proporcionar.

Ler é o unico vício que uma pessoa deve ter.

Um comentário:

  1. Eu sou meio "restrito" quanto à leitura, mas certamente que faz um bem imenso ao ser humano!!

    ResponderExcluir