sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL: A FESTA PAGÃ

O Carnaval, uma festa que arrasta multidões para as ruas, desfiles majestosos, comilança, bebidas, liberação sexual e ás vezes violência.
Mas muita gente que curti o carnaval (que não é o meu caso) sequer sabe de sua origem. Na minha pesquisa encontrei na "The Grolier Multimedia Encyclopedia" a seguinte informação:

"O Carnaval é uma celebração que combina desfiles, enfeites, festas folclóricas e comilança que é comumente mantido nos países católicos durante a semana que precede a Quaresma. Carnaval, provavelmente vem da palavra latina "carnelevarium" (Eliminação da carne), tipicamente começa cedo no ano novo, geralmente no Epifânio, 6 de Janeiro, e termina em Fevereiro com a Mardi Gras na terça-feira da penitência (Shrove Tuesday)."

Mas os Romanos e Gregos mudaram o nome como um pretexto para que eles continuassem com suas comemorações pagãs, lembrando que a igreja Católica ditava as regras e não seria bom ter uma festa pagã.

"Provavelmente originário dos "Ritos da Fertilidade da Primavera Pagã", o primeiro carnaval que se tem origem foi na Festa de Osiris no Egito, o evento que marca o recuo das águas do Nilo. Os Carnavais alcançaram o pico de distúrbio, desordem, excesso, orgia e desperdício, junto com a Bacchanalia Romana e a Saturnalia. Durante a Idade Média a Igreja tentou controlar as comemorações. Papas algumas vezes serviam de patronos, então os piores excessos eram gradualmente eliminados e o carnaval era assimilado como o último festival antes da ascensão da Quaresma. A tradição do Carnaval ainda é comemorada na Bélgica, Itália, França e Alemanha. No hemisfério Ocidental, o principal carnaval acontece no Rio de Janeiro, Brasil (desde 1840) e a Mardi Gras em New Orleans, E.U.A. (dede 1857). Pré-Cristãos medievais e Carnavais modernos tem um papel temático importante. Eles celebram a morte do inverno e a celebração do renascimento da natureza, ultimamente reunimos o individual ao espiritual e aos códigos sociais da cultura. Ritos antigos de fertilidade, com eles sacrifícios aos deuses, exemplificam esse encontro, assim como fazem os jogos penitenciais Cristãos. Por outro lado, o carnaval permite paródias, e separação temporária de constrangimentos sociais e religiosos. Por exemplo, escravos são iguais aos seus mestres durante a Saturnália Romana; a festa medieval dos idiotas inclui uma missa blasfemiosa; e durante o carnaval fantasias sexuais e tabus sociais são, algumas vezes, temporariamente suspensos." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade)

Através dessa explicação, vemos que tentaram mascarar essa festa pagã como se fosse uma festa Cristã. Mas o que vemos nos desfiles e em outras celebrações pelo Brasil afora, não há nada de cristão nessa festa. Muito pelo contrário!

As pessoas que curtem o carnaval, na verdade estão atrás de prazeres carnais, sexo à vontade com quantos você poder. Não é a toa que fazem uma campanha "maçiça" para o uso da camisinha. Não há nada de cristão nessa festa!

Eu não gosto de carnaval, nunca gostei, na verdade eu odeio o carnaval! Não vejo graça, e nem tenho vontade de acompalhar os defiles...prefiro dormir!
E o que me deixa mais indignado é o fato de milhares de pessoas gostarem do carnaval, mas nem sabem sua origem e significado. Bom...o que esperar de um país que elege Tiririca como deputado!

2 comentários:

  1. Este artigo está interessante, mas sugiro que mencione este artigo: https://bdigital.ufp.pt/dspace/bitstream/10284/1321/1/128-134_FCHS06-2.pdf . que contém um abordagem científica do tema e poderá, eventualmente, contribuir para completar o seu artigo. Só um aparte: maciço escreve-se assim e não "massiço". Pormenores que não devem ser descurados. :)
    Cumprimentos

    ResponderExcluir