quinta-feira, 7 de abril de 2011

Columbine brasileira

Tragédia em Realengo - Rio de Janeiro

Quinta-feira, 7 de abril de 2011, um assassino entra em uma escola e dispara contra alunos matando 13 crianças. A nossa reação ao lermos essa notícia é pensarmos que se passou nos Estados Unidos da América...mas, para espanto de todos nós, essa tragédia ocorreu no Rio de Janeiro.

Nunca uma escola brasileira sofreu um ataque desse tipo. O que só acontecia nos E.U.A e Europa agora choca os brasileiros. Não há como lembrar de Columbine. O massacre de Columbine aconteceu em 20 de abril de 1999 no Condado de Jefferson, Colorado, Estados Unidos, no Instituto Columbine, onde os estudantes Eric Harris (apelido ReB), de 18 anos, e Dylan Klebold (apelido VoDkA), de 17 anos, atiraram em vários colegas e professores.

Tragédia em Columbine - Colorado, E.U.A

No Rio de Janeiro, Wellington Menezes de Oliveira invadiu a escola municipal Tasso da Silveira, na rua General Bernardino de Matos, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 13 crianças morreram --onze meninas e dois meninos--, além do atirador, que, segundo a PM (Polícia Militar), atirou contra a própria cabeça depois de ser baleado por um sargento.

O atirador disparou várias vezes contra os alunos de uma sala de aula de oitava série, com 40 alunos, no primeiro andar. Mais de 400 jovens estudam no local, em 14 turmas do 4º ao 9º ano. Segundo as últimas informações da Secretaria Estadual de Saúde, há 13 feridos, sendo dez meninas e três meninos --quatro estão em estado grave.

Os feridos foram levados para seis hospitais do Rio de Janeiro.

Esse tipo de acontecimento é muito comum nos Estados Unidos. Mas, como é a primeira vez que isso acontece no Brasil, fica claro que muita coisa mudará na educação pública do país. Lógico que ninguém imaginava uma tragédia dessas, porém, esse acontecimento revelou como é precária a educação pública.
O problema não está apenas na falta de segurança e sim em todo o sistema educacional brasileiro. Espero, depois dessa tragédia, que seja feita uma reforma na educação brasileira.

Um comentário: