terça-feira, 10 de maio de 2011

A Morte do Gospel-Gol


Tudo começou em 2004 na igreja Batista do Parque Selecta em São-Bernardo do Campo, quando dois destemidos jovens, Fernando Frezza e Ricardo Diniz, membros da igreja, decidem criar um campeonato que possibilitasse não só o lazer, mas a comunhão entres os irmãos e os moradores do bairro. Eis que foi criado o Gospel-Gol, o "Maior campeonato de Futebol de Todos os Tempos"! O futebol evangelístico! A menina dos olhos de Deus!...rsrs.

Tudo bem que era algo amador, era futebol de quadra e não de campo, usava coletes e não uniformes... Mas, o mais dificíl estava feito: o campeonato. Então foram criados seis times que lutariam pelo título jogo a jogo: Adiposos Umbríferos Tumefactos, Bugigangas Futebol e Ferramentas, Encefálicos Futebol e Xadrez (Bi-campeão 2004 e 2005), Irmãos Unidos Telúricos (Bi-campeão 2008 e 2009), Sociedade Protetora dos Macucos (Campeão em 2007) e Sociedade Vaporosos Valetudinários (Campeão em 2006).

Os jogos eram realizados aos domingos sempre a partir das onze horas da manhã, mobilizando não só os "atletas" mas alguns amigos, familiares e curiosos que se dirigiam até a escola do bairro para apreciar um bom futebol. E eram momentos de puro lazer e diversão combinado com a comunhão dos irmãos com amigos do bairro. Não se tratava apenas de futebol. Era um momento em as pessoas ficavam juntas, batendo papo, construindo amizades...para alguns ali o futebol era só um pretesto para fazer algo diferente em uma tarde domingo.

Mas para nós, "atletas", o Gospel-Gol se tornou algo sério e obrigatório. Ao término de um campeonato, alguns jogadores já perguntavam se haveria outra edição no ano seguinte. E realmente houve. E assim foi por 6 edições do Gospel-Gol, um por ano. Muita coisa mudou desde a primeira edição em 2004.

No começo usavámos coletes, amarelos e vermelhos. Não me lembro em qual edição foi, mas, agora jogávamos com uniformes. Até a câmera de filmagem evoluiu! Tudo está mais organizado...se no começo eram dois realizadores, em 2006 a comissão organizadora ganha reforços com Leonardo Frezza, Rodrigo Souza e mais adiante com Marcelo Silva. Uma equipe competente para um campeonato que se tornou tradição.

Confesso que sou um grande Fã do Gospel-Gol. Onde mais poderia praticar futebol, estar entre amigos, se divertir com lances bizarros e vibrar com jogos emocionantes? O domingo tinha se tornado pra mim um dia muito esperado. Um dia em que todo o stress da semana iria ser "exorcizado" com uma deliciosa partida de futebol. Sem contar a narração de alguns jogos que era feita por mim...como eu me divertia fazendo piadas com os lances bizarros da partidas.

Mas como tudo que é bom acaba...em 2010 veio a notícia que talvez o Gospel-Gol não iria acontecer. Algumas pedras surgiram no caminho. E de fato o campeonato não se realizou.
Dizem que optaram por não realizá-lo em 2010 para não ofuscar a Copa do Mundo, outros dizem que o fato da escola estar sob uma nova direção atrapalhou para a liberação da quadra. Entre boatos e conspirações que envolvem até o Ricardo Teixeira, já era tarde para realizar o campeonato...promessas para 2011 foram feitas mas...até agora nada! Tenho que me contentar com o futebol de botão...por que o Gulliver é uma porcaria!

E pensar que o placar, algo tão sonhado pela torcida, está pronto...aguardando o gol de sua inauguração.
Fico na esperança de dias melhores. Que um dia eu possa, em dia de domingo, preparar minha bolsa com minhas luvas de goleiro, meu tênis de futebol e o apoio de minha esposa...jogar esse que um dia foi o "Maior Campeonato de Todos os Tempos"...o nosso querido Gospel-Gol.




















Para saber mais sobre o Gospel-Gol acesse: http://gospelgol.blogspot.com/

8 comentários:

  1. Sim o que mais me deprime é depois de anos tendo de gritar para o narrador,e esse gritar para o mesario perguntando o placar do jogo e o coitado do mesario ter que fazer sinais com o dedo do resultado,finalmente teriamos um placar feito com muito amor por minhas mãos,só faltava encadenar e estaria pronto só esperando o sorteio dos times para ser apresentado a todos.
    Mas esse sonho meu e da Jaque(acho que eramos a unicas que se importavam com isso)ficará para sabe Deus quando.

    ResponderExcluir
  2. muita historia pra contar o gospel gol ein!!...muito futebol ,lazer, comunhao pelo q tenho lido e visto nos videos e pela galera da igreja relembrando e comentando ...temos q inaugurar o novo placar!!...e a falta de quadra ou uma falta de mobilizacao !??

    ResponderExcluir
  3. Fiquei sabendo que ele NÃO morreu, estava na UTI mas está apresentando sinal de melhora. Em breve estará de volta. Contamos com a ajuda de todos para tornar esse sonho mais do que possível.

    PS. Eu JAMAIS desisti desse sonho!!!

    ResponderExcluir