sexta-feira, 24 de junho de 2011

Desbravando a Marcha para Jesus - Parte 1


No último dia 23 de junho ocorreu, em São-Paulo, a Marcha para Cristo. E como todo ano, a marcha atraiu multidões de pessoas em uma "caminhada de fé".
Como bom cristão que sou já estava pensando em escrever algo sobre a marcha, não que eu seja adepto a ela...mas para discutir o tema como qualquer outro aqui no blog. Foi quando um amigo (Fernando Frezza) teve a brilhante idéia de participar da marcha para ver qual é a "parada"...rsrsrsrsrs. E como sou um cara destemido...aceitei o desafio sem pestanejar!

Decidimos que não iriamos para participar, mas para conhecer e documentar, filmar e entrevistar os participantes para depois expressarmos nossas opiniões sobre o tal evento. Um video que produzimos será publicado em breve.

Sendo assim, Frezza e eu nos encontramos às 8:00 da manhã no centro de São-Bernardo do Campo e seguimos para Jabaguara com o intuíto de pegar o metrô para a estação Tiradentes...nosso destino.
No metrô já dava para ter uma idéia do que encontraríamos. Vagões lotados anunciavam o que seria a marcha: um mar de gente. E bota gente nisso!

Ao sair da estação nos infiltramos no meio da multidão, bem no meio das "entranhas da marcha". Íamos seguindo em passos lentos ao som insudesedor de trios elétricos e berros da dona Sônia...rsrsrss. Após alguns minutos seguindo pela marcha me questionei se havia algum sentido naquilo tudo. Não se trata de certo ou errado, qualquer um tem o direito de fazer uma marcha, mas na minha opinião não faz sentido uma multidão "marchando" sem nenhum objetivo...apenas cantando e andando, enquanto a cidade em volta segue a vida. Se toda aquela gente tivesse doado sangue, teriam feito uma grande diferença para a sociedade...mas preferiram marchar.

A minha impressão sobre a marcha é que ela é apenas uma grande festa gospel, algo que eu já sabia. Os esforços dos participantes para demonstrar alguma importância ou impacto que a marcha possa ter para a sociedade não fazem efeito, pois os realizadores são figuras conhecidas pelos os escândalos que os cercam. Se tem alguem que tira algum proveito da marcha...esse alguem é a mídia! Ela descobriu uma mina de ouro com as músicas gospel (esse foi o motivo da cobertura da Globo).

Além da mídia, outros grupos também tiram proveito da marcha: cristãos que buscam o Evangelho puro e simples.
Para esses grupos não é necessário um mega evento para a evangelização, pois muitos dos participantes da marcha já são evangélicos e vão pela música e não pelo objetivo de evangelizar a cidade. Tivemos a oportunidade de conversar com uma pessoa de um desses grupos, e ela nos relatou que isso era a parte boa da marcha: pessoas que não tem nenhum vínculo com a marcha, aproveitando para realmente evangelizar os que estão fora da marcha: curiosos, comerciantes...

Percebemos também que muitas pessoas que aderem a marcha são espiritualmente "cegas". Não exergam que rola muita politicagem por trás da marcha e que seus realizadores se envolveram em escândalos. Se não fosse pelas músicas não haveria aquela multidão toda.
A minha conclusão sobre a marcha é a seguinte: a marcha não passa de uma balada gospel! Músicas sem parar, jovens pulando pra lá e pra cá, etc...

Quero deixar bem claro que é uma opinião minha, não estou julgando a crença dos participantes. Na multidão da marcha haviam pessoas que realmente buscaram ao Senhor, outras foram pelas músicas, outras foram por curiosidade...ou seja,ela não é encarado pela sociedade como algo sagrado...é só mais um mega evento promovido por uma igreja que está em baixa. No dia seguinte a cidade segue a vida como se nada tivesse acontecido.

Será que houve realmente um impacto?
Eu acho que não!

"Voltemos ao Evangelho puro e simples."

(Se você não entendeu a foto lá em cima, eu explico: o dinheiro usado na organização da marcha, poderia ser usado para alimentar muitos irmãos.)

2 comentários:

  1. Boa noite Leandro de F. Mendes.
    Sobre a sua pergunta com relação ao impacto, posso te apresentar pessoas que marcha após marcha vivem experiências com Deus.
    Com relação aos "realizadores do evento" Apóstolo Estevan Hernandes e Bispa Sônia Hernandes, gostaria de saber: vc os conhece?
    Eu os conheço de caminhar e não de ouvir falar, por isso, digo que os amo.
    Como Cristão vc sabe que TODA autoridade é constituída por Deus, ou seja a Presidente, o Policial, o Professor e as autoridades espirituais,Apóstolo, Pastor, Bispo, Padre..enfim é bíblico
    Vc como cristão sabe.
    Oque eu vivo com Deus na marcha para Jesus Leandro é algo maravilhoso e espetacular, não é só uma música alta e sim um louvor alto,voltemos ao evangelho puro e simples, pois vc como cristão sabe que o louvor cura, liberta e transforma.
    Infelismente vc não viveu oque eu vivi na marcha pra Jesus, mas nas próximas eu sei que vc viverá coisas maiores meu irmão. Se o seu intuíto for esse.
    E pra finalizar: Vc sabe quanto foi gasto na marcha pra Jesus?
    E vc sabe quanto é gasto num evento chamado carnaval? (evento que a estatistíca nos mostra como são altos os acidentes e mortalidade).
    Oque eu vivo com Deus na Marcha pra Jesus não tem preço.

    No amor

    Gabriela Moreira

    ResponderExcluir
  2. Após a Marcha a cidade de São-Paulo continuou a mesma, ou seja: não houve impacto na cidade apenas nos participantes que, na sua maioria, já conhecem a Jesus.
    No dia em que a cidade de São-Paulo, e até mesmo o Brasil todo, for impactato pela Marcha com redução da criminalidade, melhoria na educação, o fim da cracolândia...se tudo isso for reduzido por causa da Marcha, aí sim eu direi que ela tem um poder impactante.

    Se levarmos em conta os gastos que houve com trios-elétricos, estrutura de palco, pessoal terceirizado, energia elétrica consumida...você verá que muitos irmãos poderiam ter sua fome saciada.

    "Voltemos ao Evangelho puro e simples."

    ResponderExcluir