sábado, 9 de outubro de 2010

"O Grande Irmão".


Lançado para ser uma ferramenta de localização de ruas de todo o mundo, com imagens do local desejado, o Google Street View está "bombando" na internet com imagens bizarras do cotidiano. Pessoas vomitando; homem olhando cartazes em um cinema pornô; pedestre defecando na calçada; etc...

Não que não veríamos as situações se estivessemos no local mas...está na internet para milhões de pessoas verem!
Com isso surge discussões sobre a intimidade das pessoas. Parece que George Orwell adivinhou o futuro ao escrever o  livro "1984" (escrito em 1948),  onde a   população  é constantemente   vigiada por   câmeras filmadoras por um regime totalitário denominado "O Grande Irmão". Não que vivemos em um regime parecido com o descrito no livro, mas é impossivel não se sentir vigiado ou observado o tempo todo ou querer ser visto a todo custo.

Vivemos em uma época em que é importante aparecer, se exibir colocando fotos e videos na internet para que estranhos do mundo todo possam compartilhar e observar. Já se foi o tempo em que fotografias eram coisas particulares, só a familia e amigos as viam e não o mundo. Hoje  as pessoas tiram uma foto na fila do cinema ou em frente a um espelho (imprescionante  como um  grupo de amigas  não  podem  ver um espelho e...retira  a câmera digital da bolsa e faz uma fotografia fazendo "biquinho") fotografia deixou de ser arte, deixou de ser algo  que você  esperace o momento   certo para  eterniza-lá,  fotografia  digital  veio para facilitar   e   não "empobrecer".

E nem vou entrar no assunto  dos reality shows, programas que fazem a tv  brasileira  descer  no nível mais baixo que existe com cenas e situações deprimentes que me faz refletir o seguinte: Como um ser humano se submete a isso em busca de fama e dinheiro?

Em  tempos  em que  estar "online" é  mais  importante que estar em convívio   real com  as pessoas, e que inúmeras câmeras espalhadas pela cidade nos dá uma sensação de segurança (ás vezes elas repreendem crimes), e que vale tudo para se ter os tão sonhado 15 minutos de fama me pergunto: O que será da geração futura? Provavelmente hávera câmeras em nossos lares para que pessoas do mundo todo possam acompalhar nosso cotidiano pela internet.

Como diria George Well: "O Grande Irmão te vigia".






Um comentário:

  1. Verdade..
    Isso tem a ver com aquilo que conversamos, quando deixamos de viver o real pra viver no virtual...
    Mundo Moderno..

    ResponderExcluir