terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Recomendo: "Distrito 9"


O filme começa com depoimentos de moradores de Joanesburgo, Africa do Sul, acerca dos problemas causados pelos novos habitantes: Alienígenas.

Após a nave ficar pairando por mais de vinte anos sobre o céu de Joanesburgo, autoridades resolvem invadir a nave e se deparam com alienígenas feridos e subnutridos. Logo são acomodados em uma area chamada "Distrito 9", uma favela alienígena onde eles não podem sair e são apelidados pejurativamente de "prawns"- camarões.

Com a população de alienígenas em crescimento no acampamento, surge transtornos para a cidade pois "os camarões" começam a praticar roubos e vandalismos deixando a população incomodada.
Para resolver de vez esse problema a MMC (uma espécie de ONU) resolve despejar os aliens e leva-los para um campo de concentração isolado da cidade.

Wikus van der Merwe com escolta militar e um auxiliar vai em cada barraco pedindo para os aliens assinarem o despejo...o que não é tão simples, hà resistência.
Ao revistar um barraco, Wikus encontra um artefato alienígena que dispara um liquído preto em seu rosto deixando-o contaminado...agora com a habilidade de manusear armas alienígenas, ele será casado e descobrirá o que significa ser um completo estranho em seu próprio planeta.

Sou um grande fã desse filme, cuja a produção é assinada por Peter Jackson, e seu enredo é uma clara alusão ao distrito 6, uma área residencial na Cidade do Cabo (África do Sul) que ficou conhecida por causa dos 60 mil moradores que foram expulsos de lá na década de 1970, durante o regime do Apartheid, alusão esta que o roteiro escancara logo nos seus primeiros 10 minutos.

O filme tambem trata de outros assuntos como xenofobia, disputas por terra e luta pela democracia, se tornando um dos filmes mais originais e inteligentes dessa década.
É, na minha opinião, o melhor filme de 2009 (ano de seu lançamento) com cinco merecidas indicações ao oscar (incluindo melhor filme), e já é um clássico!

Um filme imperdivel, muito bem feito, seu ponto forte é o fato de não se passar em nenhuma cidade americana...e sim em uma cidade africana. Tambem não há "astros" no elenco, e a equipe de produção é formada por profissionais africanos, aliás...o diretor é africano.
Com efeitos especiais de primeira (o custo do filme é de apenas 30 milhões de doláres...muito pouco para os padrões hollywoodianos), boas cenas de ação, reviravoltas, robôs...enfim...é um grande filme que merece ser assistido!!!

Nota: 10

Um comentário:

  1. Interessante.. Lembro q o trailer me chamou a atenção na época do lançamento, mas ainda nem assisti..

    ResponderExcluir