sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ética

O que é ética?

Antes de responder essa pergunta, veja o video abaixo:



Não, você não ouviu errado!
De acordo com esse advogado (se é que podemos chama-lo assim) bandido tem ética e toda profissão, inclusive a de criminoso, tem ética.

Definição de ética:

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.  Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. 

 Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.
                                                                 ...

Ficou claro que o advogado está fazendo uma manobra para que seu cliente pegue uma pena mais branda, mas dizer que bandido tem ética e que o crime é uma profissão...é um insulto!!!
Esse advogado esta invertendo os papéis: criminoso inocente; vítima culpada!

Fico pensando o que esse advogado aprendeu na faculdade. Será que vale tudo na hora de defender um cliente que confessou participação de um crime? Veja o que a OAB disse sobre o caso:

O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Urso, diz que a entidade repudia a afirmação do advogado, mas explica que não houve uma infração ao Código de Ética da categoria. "O advogado, na hora em que está realizando a defesa, tem imunidade em relação às suas declarações. Elas não trazem a ele consequência direta. Agora, o repúdio cabe à Ordem fazer, porque foi algo que ultrapassou os limites de defesa do cliente e alcançou toda a nossa classe. Cria uma imagem negativa da advocacia para a população, algo irreal." Urso afirma que na segunda-feira haverá uma reunião da diretoria da OAB para definir se será o caso de tomar alguma outra providência em relação a Badan. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O Brasil todo está repudiando essas declações do advogado...ficou a impressão que criminalidade é uma profissão como qualquer outra, o que não é!
Em um país onde os valores morais são invertidos, só resta a esperança por dias melhores.

Acorda Brasil!

2 comentários:

  1. Por essas e outras eu sou a favor da pena de morte.. E sobre o advogado, é um bosta que deveria ser preso!!

    ResponderExcluir
  2. Lamentavel a declaração desse advogado, que cita que crime é como uma profissão, e que tem ética.

    ResponderExcluir