quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O que é o pecado?


Se perguntarmos às pessoas o que elas entendem por pecado, ouviremos uma grande variedade de respostas.
Como "mínino demoninador comum", são os crimes contra indivíduos e seus direitos que geralmente se enquadram na descrição de pecado. O problema aqui está na definição da palavra "crime".

Há pessoas que se vangloriam em dizer que um príncipio moral elevado as governa, perante o qual a consciência delas se sente responsável. Qualquer ofensa contra esse alto príncipio seria denominada como pecado. Que padrão se aplica nesse caso? Qual é a orientação existente para a consciência?

Outras pessoas usam palavra "pecado" de maneira sarcástica, referindo-se ao fracasso delas em manter a dieta. Isso rouba da palavra seu significado moral.
Quando a Bíblia fala sobre pecado sempre se trata de uma grave ofensa contra Deus. É claro que pecamos uns contra os outros , mas mesmo tais atos são, em última instância, cometidos primeiramente contra Deus.

Como seres humanos, somos responsáveis perante nosso criador. A Bíblia nos diz o que Ele espera de nós. Se nossa conduta não corresponde ás expectativas divinas, estamos pecando. Qualquer desobediência a Deus é pecado. Essa é a acepção do versículo de  1 João 3:4 - "Pecado é iniqüidade"-, o uso da palavra "iniqüidade" significa não fazer a vontade de Deus: causa primária de todos os pecados.

Desse ponto de vista, todos nós somos pecadores. Por isso a Bíblia afirma: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romamos 3:23). Portanto, todos precisam do Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

(Extraído do livro: Boa Semente)

2 comentários:

  1. Humm... não sei... Eu tenho uma criação religiosa, então o sentido da palavra "Pecado" está ligada a uma "ofensa a Deus". Não conheço a etmologia da palavras... mas é sempre bom considerar os sentidos q atribuimos as palavras...

    bjus

    ResponderExcluir