quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os melhores filmes da década de 2000

O ano de 2010 acabou! É também o fim de uma década, e como um bom cinéfilo que sou, não poderia deixar de fazer uma lista com os dez melhores filmes dessa década de se foi.
Pensei em fazer com 20 filmes, mas ficaria muito facil por isso optei por 10...assim a lista fica mais interessante.
Vamos a lista:

10º Toy Story 3 (2010)
 
Uma coisa é certa: a Pixar não sabe fazer filmes ruins. E isso se prova com Toy Story 3, onde vemos uma bela história sobre amizade, companherismo, amor, despedida e morte. Essa obra-prima fecha com chave de ouro uma franquia que começou em 1995 com Toy Story.



A Origen (2010)

Christopher Nolan é um dos cineastas mais criativos de Hollywood, onde já conquistou seu espaço... merecido!
Neste ótimo filme, um verdadeiro quebra-cabeça, Nolan prova que o sucesso não depende só de efeitos visuais e sim de uma boa história...coisa que Hollywood esqueceu em alguma gaveta.


Distrito 9 (2009)
 
Criativo e original, esse é dos adjetivos para esse grande filme de ficção. Com uma idéia genial o filme mostra alienígenas em um refúgio, que acabou virando uma favela, na Africa do Sul tentando conviver com seres humanos, esses sem nenhum sentimentos para com os alienígenas. Com uma grande atuação de Sharlto Copley no papel de Wikus Van De Merwe, que nos convence com seu desespero. Realmente um grande filme com uma crítica social por trás de sua boa história.

Invictus (2009)

 Ao sair da prisão, Nelson Mandela surpreende a todos ao descartar vingança e perdoa seus opressores. Ele enxerga esperança para unir um povo divido numa Africa pós Apartheid, para isso usará um lugar inusitado para unir a nação: um campo de rugby.
Um belíssimo filme dirigido por Clint Eastwood.


Cidade de Deus (2002)
 
Violento e real! O filme retrata, passando por várias décadas, o surgimento da comunidade Cidade de Deus e tambem o surgimento da criminalidade como tráfico de drogas, roubos, gangues e assassinatos. Um excelente filme que concorreu quatros oscars - melhor direção; melhor fotografia; melhor edição e melhor roteiro adaptado - é até hoje o melhor filme brasileiro!



Batman: The Dark Knight (2008)

Christopher Nolan nos mostra que filmes de heróis nem sempre são feitos só para adolescentes "descerebrados".
Nesse Batman: The Dark Knight, Nolan nos brinda com um filme de conteúdo
com um Coringa psicótico, anarquista, assassino, manipulador e com apenas um objetivo: criar os caos.
Com 8 indicações ao oscar - vencendo em duas categorias: melhor edição de som e melhor ator coadjuvante Heath Ledger - e aclamado pela crítica, é sem
dúvida o melhor filme de herói já feito. Fica nossa espera para a terceira parte:
Batman: The Dark Knight Rises.
 
Menina de Ouro (2004)
 
Um belo filme, vencedor de 5 oscars - incluindo melhor filme -  dirigido por Clint Eastwood que nos mostra a história de uma garota com um único sonho: ser boxeadora profissional. Porém terá de enfrentar o preconceito de seu treinador que a princípio não quer ajudá-la. Um filme humano, sensivel e inesquesivel. Mais uma obra-prima do mestre Clint Eastwood.

Avatar (2009)
James Cameron cria o filme que mudou o modo de se fazer filmes em Hollywood. A maior bilheteria do mundo esbanja tecnologia e nos leva em mundo totalmente novo.

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
A maior saga da década passada e uma das maiores da história do cinema. Perfeito do começo ao fim, o filme é um grande feito cinematográfico. Um bom roteiro, ótimas atuações e efeitos visuais de primeira nos enchem os olhos.  As Duas Torres só não entra nesta lista pelo simples fato de ser a segunda parte que não tem um começo e nem fim, mas não perde sua grandeza.

  O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Um grande desfecho para uma grande saga. Vencedor de 11 oscar, Peter Jackson conseguiu fazer o impossível ao levar a saga dos livros para as telas com uma perfeição tremenda.  Agora ficamos na espera de O Hobbit.

Essa são os melhores da década na minha opinião. Há alguns filmes que não assisti ainda e sem dúvida eu teria que estender a lista, por isso eles merecem ser citados: A Ilha do Medo, Onde Vivem os Monstros, Kick ass, Deixa ela entrar, A Rede Social...entre outros.
Deixe sua opinião sobre a lista, e diga se concorda ou não.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. - Bom, não assisti o 3º filme do "Toy Story", mas os 2 primeiros são da hora!! E considerando que "Toy Story" deu origem a todas essas animações como Shrek e Era do Gelo, merece muitos créditos!!

    - "A Origem" é um dos mais incríveis que eu já vi!!! Muita criatividade, ação e "enigmas"!!! Excelente!!

    - "Distrito 9" eu tô curioso pra assistir.. rs
    - Já ouvi falar de "Invictus" e "Menina de Ouro", mas não assisti tb..

    - "Batman: The Dark Knight" é mto bom!!! Nem curto o Batman, mas nesse filme o Coringa dá um show!!!

    - "Cidade de Deus" é mesmo o melhor filme brasileiro que eu já vi!!

    - "Avatar" eu só vi uns trechos.. Chama a atenção pela questão da tecnologia empregada, mas não me atrai..

    - "Senhor dos Anéis" (os 3), pra mim essa é a maior obra-prima do cinema, considerando todo o conjunto de enredo, cenários, efeitos especiais, etc..

    Se eu fizesse uma lista certamente colocaria ainda "Homem-Aranha 2" (que é o que eu mais gosto) e "Efeito Borboleta", ambos de 2004.

    ResponderExcluir